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Ferramentas para coleta de dados 4 - As Técnicas Projetivas

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Contribuição:
DÉBORA MARIA MELENDES E
GLEICE RAFAELA FERREIRA ALVES

AS TÉCNICAS PROJETIVAS


A técnica projetiva parte de um princípio bastante simples: por meio de um estímulo o indivíduo projeta seus aspectos subjetivos, atitudes, comportamento, opiniões entre outros, o que por alguma razão não faria espontaneamente. É uma forma não estruturada e indireta de perguntar que incentiva os entrevistados a projetarem suas motivações, crenças, atitudes ou sensações subjacentes sobre os problemas em estudo.

Tipos/ variações:

Interpretação de papéis: (técnica da 3a. pessoa). Solicita-se ao respondente que exprima os seus sentimentos /crenças, como se o sujeito da situação fosse uma outra pessoa, por ex., um amigo.

Completar histórias: pede-se ao respondente para completar /concluir a história que lhe foi apresentada.

Completar desenhos em quadrinhos: solicita-se ao respondente para completar o quadrinho seguinte, dando continuidade aos quadrinhos anteriores.

Completar sentenças: solicita-se ao respondente que completem uma sentença.

Colagem: entrega-se várias revistas velhas, cartolina e cola e fornecer um tema para que seja representado pelo trabalho do grupo.

Associação das palavras: entrega-se ao respondente uma lista de palavras para que ele as associe com a primeira palavra que vier à mente.

Hierarquização de palavras: solicita-se ao respondente que faça uma hierarquização de sentimentos /crenças /valores, do mais para o menos importante.

Brincar de bonecos: solicita-se a montá-los de forma a representar como agiriam em determinada circunstância.

Desenhos de pessoas: por meio do teste de desenho de uma outra pessoa, supõe-se que uma pessoa representa a imagem que tem de si.

Marca como Pessoa ou animal: é pedido ao entrevistado que cite uma pessoa ou animal que personifique suas imagem do produto ou empresa a ser estuda

Siga o chefe: o entrevistado é pedido para assumir o papel ou comportamento de uma outra pessoa, ou de um objeto em estudo.

O marciano amigo: neste enfoque o entrevistador ou moderador do grupo assume o papel de um alienígena recentemente chegado a terra, que pede para os membros do grupo explicar um produto particular e como ele é usado.

Ensaio de Dramatização:  utilizado como parte de uma discussão em grupo. Os participantes são encorajados, por meio de oferta de incentivos, a modificar seu padrão de comportamento de forma extremada.

Photo Sort: os consumidores expressam seus sentimentos a respeito de certas marcas através de um conjunto de fotos especialmente criado mostrando pessoas de vários tipos desde executivos a estudantes.

Picture Aspiration Technique: tenta descobrir como um produto se encaixa na mente do consumidor

Vantagens da utilização da técnica projetiva:

- É uma forma de pesquisa que consegue retirar informações que o entrevistado não consegue, ou não está disposto, a responder a questão diretamente.

Desvantagens da utilização da técnica projetiva:

- Pode ser mais demorada e difícil, porque para análise dos dados é importante à utilização de antropólogos, psicólogos, sociólogos, terapeutas.
- É muito complexa e não deve ser usada ingenuamente.
- É difícil de avaliar a validade e a confiabilidade dos testes projetivos, com isso, podem conduzir a resultados distorcidos.


REFERÊNCIAS

CHURCHIIL, Gilbert A; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000.
GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2006.
GONDIM, Sônia M G. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Disponível em: . Acesso em: 14 abril. 2009.
LAUDISIO, Maria C. Pesquisa em comunicação. Disponível em: . Acesso em: 12 abril. 2009.
MARCONI, Marina de A; LAKATOS, Eva M.Técnicas de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MATTAR, Fauze N. Pesquisa de marketing: edição compacta. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2001.
VIEIRA, Valter A; TIBOLA, Fernando. Pesquisa qualitativa em marketing e suas variações: trilhas para pesquisas futuras. Disponível em:<http://scholar.google.com.br/scholar?q=grupo+de+foco&hl=pt-BR&lr=&lr=> . Acesso em: 13 abril. 2009.